Ações Realizadas

  • No dia 05/06/2013, o projeto leva audiovisuais sobre direitos fundamentais para alunos da Escola Estadual Dr. João Raimundo na Câmara de Vereadores de Boa Vista do Cadeado. O filme apresentado foi “Uma lição de amor”, de Jessie Nelson. O filme aborda a questão do preconceito, especialmente em relação às doenças mentais.
  •  No dia 24/06/2013, foi organizado a sessão de cinema para acadêmicos do 1° semestre do curso de Direito da Unicruz. Onde foi apresentado o documentário “O mundo global visto do lado de cá”.
  • No Dia 30/08/2013, aconteceu o debate na Escola Estadual de Educação Básica Venâncio Aires, onde os alunos assistiram ao filme Laranja Mecânica (1971) de Stanley Kubrick, e, logo após, participaram de um debate envolvendo a temática do filme proposto, bem como assuntos de cunho filosófico, econômico-social, ético e moral.
  • No dia 10/10/2013, foi apresentado o filme  “Clube da Luta” (1999), de David Fincher na Instituição Estadual de Educação Prof. Annes Dias. O debate estabelecido depois do filme Clube da Luta foi relacionado a questões filosóficas e os direitos fundamentais discutidos foram principalmente sobre o direito a liberdade, a vida e principalmente sobre o contexto do Estado que vivemos.
  • No dia 24/10/2013, apresentação de artigo no “4º Congresso Internacional de Ciências Criminais da PUCRS e XIII Congresso Transdisciplinar de Ciências Criminais – ITEC!” da PUC. Foi realizada apresentação – comunicação oral – do artigo denominado “Alex Delarge: A personificação da quebra do contrato social e da (in)efetividade dos sistemas de punição” elaborado pela bolsista Liziane Menezes e orientado pela professora Angelita Woltmann.
  • No dia 28/10/2013, Levando os direitos fundamentais para a sala de aula em Boa Vista do Cadeado. No turno da manhã, houve apresentação e debate sobre o filme "Um sonho possível" (The Blind Side - 2009) na  Escola Municipal de Ensino Fundamental Boa Vista do Cadeado.
  • Nos dias 05, 06 e 07/11/2013 os participantes do Cinema em Movimento participaram do Evento XVIII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, XVI Mostra de Iniciação Científica e XI Mostra de Extensão da Unicruz, através da apresentação de um resumo expandido denominado “Cinema em Movimento: Uma Visão Interdisciplinar do Direito a partir de obras cinematográficas” e pôster. 
  • No dia 07/11/2013, sessão do Cinema em Movimento: O Julgamento de Nureremberg no Auditório do CCSA, no XVIII Seminário lnterinslitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão UNICRUZ. Foi coordenado pelas professoras Angelita Woltmann e Raquel Buzatti Souto e contou com a turma do 9º semestre do Curso de Direito da Unicruz como voluntários/debatedores e com a turma do 1º semestre do mesmo curso como ouvintes/debatedores.Os debates envolveram dignidade humana, especialmente no contexto do pós 2ª Guerra Mundial.
  • No dia 10/11/2013, NAPDH encerra campanha pelo fim da violência contra a mulher com apresentação de filme através do projeto Cinema em Movimento. A atividade no Salão Nobre do Campus iniciou com a exibição de partes do filme Irreversível, do diretor Gaspar Noé. O longa-metragem é considerado um dos mais controversos, por conter cenas fortes de estupro, uma das formas de violência que mais atinge as mulheres no mundo todo. A apresentação fez parte do projeto de Extensão do curso de Direito “Cinema em Movimento: Levando os Direitos Fundamentais da sala de aula para a comunidade”, coordenado pelas professoras Raquel Souto e Angelita Woltmann.A intenção do filme foi proporcionar uma reflexão sobre todas as formas de violência sofridas por mulheres. Conforme a coordenadora do NAPDH da Unicruz, professora Ângela Keitel, “a campanha teve como objetivo atingir a comunidade em geral, tanto homens quanto mulheres”.
  • No dia 29/04/2014, Cinema (e literatura) em movimento na promoção de palestra sobre "Direito e Rock: O BRock e as expectativas normativas da Constituição de 1988 e do junho de 2013", com Germano Schwartz, na aula inaugural do Curso de Direito, na qual aborda o papel do gênero musical, muito popular entre os jovens, na nova configuração política do País.
  • No dia 21/05/2014 aconteceu a apresentação do filme "Tráfico Humano" na Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim Nabuco na cidade de Tupanciretã. O grupo com os integrantes Pablo Londero, Daiane Tanski e Marta Fernandes levaram para a Escola o debate após o filme, abordando os seguintes Direitos Fundamentais: direito de ir e vir, liberdade à igualdade, à segurança e à propriedade, trabalho escravo, obrigação por atos, contra a vontade, torturas, violação da honra, reclusão da vida social.
  • Nos dias 11/06 e 18/06/2014 aconteceu a oficina "Debatendo o direito à saúde pelo viés do consumidor" que foi desenvolvida em parceria com o Projeto de Extensão "Balcão do Consumidor: por um direito do consumidor ao alcance de todos" e "Cinema (e literatura) em movimento: levando os direitos fundamentais da sala de aula para a comunidade". No dia 11 houve a apresentação do documentário "Sicko" (no Brasil, $O$ Saúde), do cineasta Michael Moore, no Campus da UNICRUZ e no dia 18 na sede do Balcão do Consumidor, na Unicruz Centro, o documentário foi debatido no que tange ao direito dos consumidores da saúde pública e de planos de saúde no Brasil.
  • Como previsto, no dia 18/06/2014 aconteceu a segunda etapa da oficina "Debatendo o direito à saúde pelo viés do consumidor", organizada pelos PIBEX Cinema (e Literatura) em Movimento e Balcão do Consumidor da Universidade de Cruz Alta. A oficina que teve como base o filme apresentado "SICKO" de Michael moore, dessa vez contou com a presença do palestrante representando o SUS municipal Dr. Rafael Matiuzzi, com professores da Unicruz e acadêmicos.
  • No dia 26/06/2014 aconteceu a apresentação do filme "Rei Leão" na Escola de Cruz Alta, Santíssima Trindade. A turma escolhida foi a do Ensino Fundamental, o 6º ano (turma 1). A apresentação foi realizada pela voluntária do Projeto e acadêmica do 1º semestre, Letícia Picada.
  • No dia 01/07/2014  aconteceu a segunda apresentação na Escola Santíssima Trindade de Cruz Alta. O filme passado foi o "Rei Leão" para o 6º ano (turma 2). Após a apresentação, foi entregue questionários aos alunos e feito o debate, o principal direito debatido foi o da igualdade. A apresentação foi realizada pela voluntária do Projeto e acadêmica do 1º semestre, Letícia Picada, que foi acompanhada pelas bolsistas Mariele Oliveira e Liziane Menezes.
  • No dia 01/07/2014 aconteceu na Escola Annes Dias de Cruz Alta a apresentação do filme "Tráfico de Orgãos", a apresentação foi realizada para os alunos do 1º ano do Ensino Médio no turno da tarde e após o filme foi entregue questionário e realizado o debate. Os voluntários do 1º semestre do direito Pablo Londero, Daiane Tanski e Marta Fernandes foram os responsáveis pela apresentação.
  • No dia 02/07/2014 aconteceu a segunda apresentação na Escola Annes Dias de Cruz Alta, o filme "Tráfico de Orgãos" dessa vez foi passado para mais 3 turmas do 1º ano do Ensino Médio. A temática utilizada foi a mesma, apresentação do filme, entrega de questionários e logo após o debate sobre os direitos fundamentais. Os responsáveis foram os acadêmicos de Direito voluntários no projeto Pablo Londero, Daiane Tanski e Marta Fernandes.
  • No dia 04/07/2014 aconteceu apresentação na Escola Agostinha Dill na cidade de Condor, o filme  foi "Juno" dirigido por Jason Reitman. Os voluntários do projeto que realização essa ação foram Adriano Silva, Nariel Diotto, Denise Fripp e Jéssica Oberdorfer, para 4 turmas, uma 8º e três 1º anos.
  • No dia 15/08/2014 na Escola João Raimundo de Boa Vista do Cadeado/RS, a voluntária Andressa Strada levou para a apresentação o filme "Quase Deuses".
  • No dia 20/08/2014 aconteceu mais uma apresentação na Escola Annes Dias de Cruz Alta/RS, hoje as turmas escolhidas foram os 3º anos do Ensino Médio. O filme apresentado foi "Edward Mãos de Tesoura" de 1991 dirigido por Tim Burton, foi escolhido pelas Bolsistas do Projeto Mariele Oliveira e Liziane Menezes.
  • Nos dias 21/08/2014 e 26/08/2014 foram realizadas duas apresentações na Escola Estadual de Ensino Fundamental Levino Lautert em Condor-RS, o filme "Juno", com as turmas da 6ª, 7ª e 8ª séries. As voluntárias que realizaram essa apresentação foram Denize Fripp, Marcia Andrade, Catiuse Peixoto e Nariel Diotto.
  • No dia 10/09/2014 aconteceu apresentação do filme "Precisamos falar sobre o Kevin" filme de 2012 dirigido por Lynne Ramsay, na Escola Estadual de Educação Básica Venâncio Aires na cidade de Cruz Alta. As bolsistas Mariele Oliveira e Liziane Menezes realizaram a apresentação.
  •   No dia 17/09/2014 aconteceu a Oficina denominada "Os Direitos Fundamentais em Game of Thrones", realizada no Salão Nobre da Universidade de Cruz Alta para os acadêmicos interessados na série. Realizada pela coordenado Angelita Woltmann, as bolsistas Mariele Oliveira e Liziane Menezes e a voluntária Letícia Picada.
  • Dia 09/09/2014 foi marcado pela união entre o "Pibex Cinema (e literatura) em movimento" e o Grupo de Estudos "Paideia", coordenado pelo professor Tiago Anderson Brutti. O Projeto "Paideia" se integra às demais atividades do Curso de Direito da Universidade de Cruz Alta, constituindo, neste primeiro momento, um Grupo de Estudos dedicado a analisar descrições e noções filosóficas presentes em textos referenciais da Teoria Constitucional e da tradição dos Direitos Humanos.
  • Dia 19/09/2014, às 16h30min, no miniauditório do CCHS, ocorreu o primeiro de uma série de encontros do GPJUR  (Grupo de Pesquisa Jurídica em Direitos Humanos, Democracia e Cidadania), denominado "Café com o GPJur". Nessa ocasião foi passado pela Profª. Angelita Woltmann, o documentário "Religulous" e logo após foi debatido o direito à liberdade de crença e religião.
  • No dia 01/10/2014o Projeto chega até a Escola Estadual de Ensino Fundamental Arnaldo Ballvé, através dos coordenadores Angelita Woltmann e Tiago Brutti e contou com a presença do voluntário Lucas Kuhn. O filme passado foi "Medianeiras" (2001) do direitor Gustavo Tarreto.
  • No dia 06/10/2014 foi apresentado na cidade de Condor, o filme "A Revolução dos Bichos" (1999), do diretor John Stephenson, do mesmo título também se encontra o livro. Na Escola Agostinha Dill, para alunos da 8ª série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário