sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Filme "A Revolução dos Bichos" na cidade de Condor

No dia 06/10/2014 na cidade de Condor, aconteceu mais uma apresentação do nosso Projeto Cinema (e Literatura) em Movimento.
O filme "A Revolução dos Bichos" (1999), do diretor John Stephenson, dessa vez foi adaptado à um trabalho que já estava sendo desenvolvido na Escola Agostinha Dill. Os alunos da 8ª série, estavam trabalhando o livro de mesmo nome do filme, assim, os voluntários do Projeto puderam unir e utilizar o conhecimento dos alunos sobre o tema.
O nº total de participantes foi 10, o qual 8 eram alunos e 2 professores.
Após a sessão de filme, foi iniciado o debate, onde os poucos alunos mostraram o conhecimento que já haviam estudado, e assim, foram bem participativos, gerando um debate enriquecedor sobre o tema e os Direitos Fundamentais que eram: a igualdade, liberdade, direito dos animais, dignidade da pessoa humana e o direito coletivo.

Veja a seguir um resumo retirado da internet, escrito por Rubens Martins Neto (Assessor técnico-pedagógico do Portal Dia-a-Dia Educação, Professor de Língua Portuguesa):

As transições sociais ocorreram, muitas vezes, mediante revoluções que, ao longo da história, se mostraram contraditórias no plano ético e moral exprimindo as verdadeiras facetas que o ser humano é capaz de apresentar ou representar quando está no poder.
A obra de George Orwell, "A revolução dos bichos", da década de 40, de maneira metafórica trata a questão do poder político com um cunho atemporal não deixando o leitor sair incólume diante das personagens e do cenário expostos dentro de uma linha imaginária literária exacerbada, em forma de fábula.
Este Best-seller foi transposto para o cinema em 1999 (EUA) com direção de John Stephenson, dentro de um padrão que não faz fronteira com o glamour hollywoodiano, porém preserva a atemporalidade das articulações políticas satirizadas sabiamente por Orwell.
Certamente, a obra literária, para os mais puritanos, tem nuances que o diretor da película não se ateve, entretanto, o intento da tônica do pensamento de George Orwell é exprimido de forma honesta. 
Os dilemas políticos acontecem e são retratados na Granja do Solar, local onde o proprietário, Sr. Jones, cria animais e tem espaço para o plantio e a pastagem. Os animais sofrem maus tratos por parte do proprietário e dos empregados, a figura de Jones é vista, pela maioria dos animais, como opressora, mas há consciência por parte deles da diferença do mundo humano e do mundo animal, onde os animais servem, de distintas formas, aos propósitos do Homem.
No entanto, o fomento revolucionário se dá a partir do sonho de um dos porcos, Major. Ele expõe seu sonho e propõe uma mudança radical da estrutura política e social do universo dos animais, pois gozariam de direitos até então inimagináveis dentro daquela realidade, promovendo o bem-estar comum, sem a interferência do Sr. Jones ou qualquer outro humano, a tônica ideológica era o Animalismo, regime que contempla somente as necessidades e o bem-estar coletivo animal. 
Depois da reunião feita no estábulo, na qual todos ouvem as ponderações do porco, apesar de alguns não entenderem e outros argumentarem contra, está instaurada a revolta contra Jones e seus empregados e os animais saem vitoriosos do conflito. 
A partir dessa revolta, os porcos propõem uma Carta Magna, com sete "artigos", que contemplavam a dignidade e a igualdade das diferentes espécies animais da Granja do Solar e, sem oposição, é aprovada por unanimidade. Essa Constituição deveria ser respeitada e obedecida por todos em prol de uma sociedade justa e igualitária. O único inimigo era o homem e seus costumes:
1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2. Qualquer coisa que ande sobre quatro patas, ou tenha asas, é amigo.
3. Nenhum animal usará roupas.
4. Nenhum animal dormirá em cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal matará outro animal.

7. Todos os animais são iguais.

Veja o trailer: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-109030/trailer-19510541/

Site Adoro Cinema. Acessado em 13 out. 2014. Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-109030/.
Acessado em 03 set. 2014. Disponível em: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Do-Filme-a-Revolu%C3%A7%C3%A3o-Dos/216900.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário